Agra - India

Agra: primeira parada do Triângulo Dourado - Índia - para conhecer a arquitetura do amor, o Taj Mahal.

30/09/2015 12:59
 

A viagem pelo famoso Triângulo Dourado na Índia incluiu Nova Deli, sede do governo da maior democracia do mundo, a capital da Índia, Agra, onde está localizada uma das sete maravilhas do mundo: o Taj Mal e a exótica e isotérica Jaipur, A Cidade Rosa do Rajastão, uma das principais locações da novela Caminho das Índias. O primeiro post será sobre o Agra, cidade que abriga uma das maiores provas de amor em forma de arquitetura. Venha conhecer a história de amor que está por de trás desse monumento.

 

A cidade que nós usamos como portão de entrada na Índia, foi a capital do país Nova Deli, mas entes de começarmos a nossa aventura pelo país, fomos atrás de uma agência de turismo que pudesse nos orientar. A sugestão de um dos atendentes da agencia foi a seguinte; conhecer o triângulo dourado da Índia - Agra, Jaipur "A Cidade Rosa" do Rajastão, e por fim Nova Deli - uma ótima dica para quem vai passar apenas uma semana na Índia. Nós decidimos seguir o conselho do atende e começando por Agra, a cidade que abriga o Taj Mahal, símbolo da Índia. Ele disse que durante a semana o número de turistas, visitando o monumento é bem menor.

Como já era tarde, depois de fecharmos o pacote,  jantamos em um típico restaurante da Índia, sugerido pelo atendente e depois seguimos para o hotel. Precisávamos descansar, porque tínhamos que está de pé as sete da manhã, do dia seguinte, para aproveitáramos bem Agra, porque ela fica três horas de Nova Delhi de carro, meio de transporte que nós escolhemos para irmos de encontro a uma das sete maravilhas do mundo, o Taj Mahal. A viagem é um pouco cansativa, mas vale a pena. Seu nome em sânscrito significa "paraíso". Quando chegamos, ficamos um pouco assustado com o caos, a pobreza e falta de cores em Agra, mas logo em seguida o choque cedeu espaço para o encantamento: o legado mogul é sentido na criatividade e na energia das pessoas. Além disso, é impossível não se impressionar com o maior monumento mundial do amor, o Taj Mahal. Não é á toa que ele está na lista das sete maravilhas do mundo. A sua beleza nos impactou, até mesmo antes de passarmos por um de seus quatro portões.

(Um espetáculo de câmeras, em torno do Taj Mahal é um show à parte)

(Vista do portão oeste, da perspectiva de dentro)

Segundo a nossa amiga Wikipédia: O Taj Mahal (em hindi ताज महल, persa تاج محل) é um dos mausoléus mais conhecido dos monumentos do país. Encontra-se classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Foi recentemente anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo em uma celebração em Lisboa no dia 7 de julho de 2007.

(Pose para uma selfie, rs)

A obra foi feita entre 1632 e 1653 com a força de homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no suntuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A joia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.

(Com filtro)

Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios deOURO. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes. Não foi possível fotografar a parte interna do Taj Mahal, porque é proibido, em respeito aos túmulos do Imperador e de sua esposa. 

Embora bastante conhecido por meio de fotos, nada se compara ao vê-lo ao vivo em diferentes horas do dia. O mármore absorve a luz e adquiri um tom rosa pálido na alvorada, branco no meio dia, sombrio e sensual com as sombras do anoitecer, e etéreo e fantasmagórico sob os raios do luar. Aliás, segundo os locais, apenas em noites de lua cheia que o monumento fica aberto a visitação há noite.

(foto tirada com o sol do meio-dia)

(A vista da margem do Rio)

Supõe-se que o imperador pretendesse fazer uma réplica do Taj Mahal original na outra margem do rio, em mármore preto, mas acabou morto antes do início das obras por um de seus filhos. Um desses herdeiros acabou depondo Jahan, que foi aprisionado no Forte Agra, situado nas proximidades. De seus aposentos ele podia admirar o Taj Mahal e  chorar a perda de sua mulher e de seu império.

(O Forte de Agra)

 

Curiosidades sobre o Taj Mahal: há muitas lendas sobre esse magnífico monumento. Diz-se que mais de 20 mil artífices, mil elefantes e 22 anos foram consumidos para construí-lo e descora-lo com caligrafia e pedras preciosas. Reza outra lenda que Shah Jahan cortou as mãos dos operários no fim da obra para jamais haver outro Taj Mahal.

 

Depois da visitação, nós fomos às compras: compramos uma peça com incrustação de mármore e pedra. Os principais destinos de compras são o Taj Mahal Complex, o Kinari Bazaar, o Raja-Ki-Mandi, o Sadar Bazaar e o Sanjay. No final da tarde seguimos de volta para Deli, cansados e cheio de histórias para contar. Até o próximo post direto da capital da Índia.

Fontes de pesquisas:

Website;

Wikipédia

Livros;

As Melhores Viagem Do Mundo

1000 Lugares Para Conhecer Antes De Morrer

 

Hospedagem

Como disse anteriormente, fiquei hospedado em um hotel na cidade de Nova Delhi, Shangri-la. Ó café da manhã era incluso. Fomos e voltamos de Agra no mesmo dia. Agra fica 200km da capital. A viagem de carro leva de 3 a 4 horas.

 

DICAS


		

Marca de verificação grossa pretaSempre ande com um suprimento de água mineral. Se comprá-lo em Agra, certifique se as garrafas estão lacradas.


		

Marca de verificação grossa preta️ Na vá ao Taj Mahal na sexta-feira, pois é o dia em que o mausoléu fica fechado.


		

Marca de verificação grossa preta️ Se sair à noite para passear, lembre-se de que o Taj Mahal só pode ser visto plenamente na época de lua cheia.


		

Marca de verificação grossa preta️ Atenção: Não confiei em ninguém, muitos indianos oferecem serviços de guia turístico gratuitamente, se passando por funcionários do governo, mas é fraude. Não existe nenhum guia turístico oferecido pelo monumento, no final eles irão tentar tirar o máximo de gorjeta que puder.

 


		

Marca de verificação grossa preta️ Pechinche com todos os taxistas e combine o preço antes, pois eles não usam taxímetro.

 

Despesa diária para uma ou duas pessoas

US$250-300, incluindo hospedagem, taxas de serviços - aliás eles incluem impostos em todos os serviços, fora a gorjetas que são "obrigatórias", alimentação e deslocamento.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

www.agratourism.org

 


 

Contato

DuBaiano (11) 98260-7622 Dubaiano@Icloud.com