Nova Deli - India 

Nova Deli: segunda parada do Triângulo Dourado - Índia - cidade em que está localizado o memorial que conta a história de Mahatma Gandhi, o Templo Bahai e a Tumba de Humayun que inspirou o Taj Mahal.
 

13/10/2015 12:30
 

Deli é capital da Índia e ela está dívida em Nova e velha Deli. Optamos por começar o nosso tour pela Nova Deli, uma vez que oNOSSO HOTEL está localizado nessa região. A Nova Deli é mais moderna, com suas largas avenidas e arquitetura colonial inglesa.

 

(Rashtrapati Bhavan, sede do Governo Indiano)

 

 

(Centro da cidade de Nova Deli)

Confesso que me senti um pouco surpreso; tirando o som das buzinas que ecoa pela cidade, o seu trânsito caótico e a poluição, percebi uma certa organização na Nova Deli. Dificilmente pôde-se ver vacas, macacos, elefantes e cores em meio a esse caos organizado e isso só aumentou a minha expectativa para conhecer Jaipur, no dia seguinte - mas essa e uma outra história que depois eu conto. Em Nova Deli conhecemos atrativos como: o Mausoléu do Imperador Humayun, o Parlamento, o memorial de Mahatma Gandi, o Templo de Lotus e a Porta da Índia - a nossa primeira parada.

 

Esse famoso e grande Portão está localizado no centro de uma praça ampla e bonita, o coração da cidade, perto da sede prédios do governo indiano.

(Praça localizada em frente ao Portão da Índia)

 

Esse monumento foi construído em homenagem aos soldados mortos na Primeira Guerra Mundial e nas Guerras Afegãs de 1919. Ao todo, 85.000 nomes foram gravados nas paredes do monumento. Hoje, a praça na qual ele fica é ponto de reunião de indianos e turistas, seja em busca de lazer ou para fazer protestos políticos.

 

Na parte superior do monumento pode ler-se o seguinte texto:

Aos mortos do exército da Índia que caíram com honra em França e Flandres, Mesopotâmia e Pérsia, este de África, Gallipoli e em qualquer lugar do próximo ou longínquo oriente e na sagrada memória dos que deixaram seus nomes inscritos ao cair na Índia ou na fronteira noroeste durante a Terceira Guerra Afegã.

O monumento tem uma altura total de 42 metros e está situado na confluência de diversas ruas importantes. O trânsito em redor deste arco de triunfo é muitas vezes motivo de conflito devido aos contínuos cortes na circulação provocados pelo risco de ataques terroristas. A zona onde se situa a Porta da Índia, rodeada de zonas relvadas, é um dos destinos preferidos das famílias de Deli durante os dias festivos. De lá seguimos para o monumento que inspirou o Taj Mahal, o Túmulo de Humaium.

 

O Túmulo de Humaium ou Humayun é o mais antigo mausoléu Mogol de Deli e uma das mais extraordinárias construções históricas da cidade. Foi a primeira das grandes construções do período Mogol.

 

 

O mausoléu foi mandado construir pela viúva de Humayun no século XVIem honra do seu marido. É declarado pela Unesco como parte do património mundial. A sua importância arquitetônica-paisagística é vista sobretudo no fato de ter fundamentado a concepção que une mausoléus a jardins. Assim, seria também modelo do Taj Mahal, em Agra.

Seguimos com o nosso tour em direção ao Templo de Lotus ou o Templo Bahai. Um dos pontos altos desse passeio por Nova Deli. O Templo é uma Casa de Adoração Bahá'í popularmente conhecido como Templo de Lotus, devido a sua forma de flor. O edifício foi concluído em 1986 e serve como templo mãe no subcontinente indiano. Ele já ganhou inúmeros prêmios de arquitetura e tem sido destaque de centenas de artigos de jornais e revistas.

 

Aqui todos os fies, independente da sua religião ou crença, podem exercer a sua espiritualidade. Famosa pela arquitetura em forma de da flor de lotos, uma ideia foi pensada estrategicamente; as suas pétalas simbolizam setas apontadas para o céu, uma forma metafórica de dizer que não importa a sua religião, todas apontam para a mesma direção, para Deus. Por esse motivo não possui altares ou símbolos que identifique determinada fé. 

 

Todas as Casas de Adoração Bahá'ís, incluindo o Templo de Lótus, compartilham certos elementos arquitetônicos, alguns dos quais são especificados pelas escrituras Bahá'í's. 'Abdu'l-Bahá, o filho de quem fundou a religião, estipulou que uma característica essencial é de que existisse uma forma circular de nove lados. Inspirado pela flor de lótus é composto por 27 pétalas em 9 lados. Embora atualmente todas as Casas de Adoração Bahá'ís no mundo tenham uma cúpula, esta não é considerada uma parte essencial de sua arquitetura.

 

A sua superfície é feita de mármore branco. O mármore branco provém da montanha Penteli na Grécia, o mesmo com que muitos dos monumentos antigos foram construídos e também muitos outros templos Bahá'ís.

(Fonte: internet)

A Casa de Adoração, junto com nove lagos e jardins ao seu redor somam cerca de 105,000 m². O local está na vila de Bahapur, no território da capital nacional de Déli, O arquiteto é um iraniano, que vive agora no Canadá, chamado Fariborz Sahba, em 1976 ele foi convidado para projetá-lo, mais tarde supervisionou a construção. No processo, também construiu uma estufa para estudar que plantas seriam mais adequadas para o lugar. A maior parte dos fundos necessários para comprar o terreno foram doados por Ardishír Rustampúr de Hyderabad, Índia, que deu suas economias de uma vida inteira para este propósito, em 1953.

"Conviver com todas as religiões em amizade e concórdia para que se inale de vós a doce fragrância de Deus. Vigiai para que a chama da tola ignorância não vos domine quando entre os homens. Tudo procede de Deus e a Ele retorna. Ele é a origem de tudo e n'Ele todas as coisas findam."

Depois seguimos para Velha Delhi. Aqui os pontos mais interessantes da Velha Delhi são: o Forte Vermelho, Jama Masjid (a segunda maior mesquita do mundo).

 

(Forte Vermelho)

 

  (Forte Vermelho)

 

(Mesquita Jama Masjid)

Mas infelizmente, já estava ficando tarde e queríamos muito conhecer o Memorial e o museu de Mahatma Gandhi e como o horário de visitação encerrava as 17:30, apreciamos rapidamente o Forte e a Mesquita de dentro do carro, porque ir a Nova Deli e não conhece o lugar onde foi a residência, e também o palco do assassinato do maior símbolo mundial de paz e tolerância é o mesmo que ir ao Rio e não ver o Cristo Redentor.

 

 

Mas impossível não se sentir tocado tão fortemente por uma cultura, mesmo estando dentro de um carro. Diferente da nova Deli, a velha Deli parece estar se arrastando pelos séculos, mas em meio ao caos, pude ver homens e mulheres, criança e idosos, vacas e macacos, vivendo pacificamente, não só em meio ao trânsito caótico, mas também em sua guerra diária, uma luta pela sobrevivência, tendo como arma a fé. Essa mistura entre o exótico e isotérico compõe um cenário, que serve de questionamento para que possamos refletir sobre o que temos, o que somos e para onde iremos.

 

 

Depois de cruzarmos a velha Deli, chegando a um dos cenários mais marcantes da história da Índia - a casa de Gandhi. Logo na entrada somos recebidos com essa homenagem em formato de escultura para o herói dessa gente - a Estátua de Mahatma Gandhi. 

 

Mohandas Karamchand Gandhi (em hindi: मोहनदास करमचन्‍द गान्‍धी; em guzerate: મોહનદાસ કરમચંદ ગાંધી; Porbandar, 2 de outubro de 1869 — Nova Déli, 30 de janeiro de 1948), mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (do sânscrito "Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estadoindiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução. O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e antirracismo, incluindo Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela. Frequentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa). Formado por um museu e um jardim, o memorial conta a história de Mahatma Gandhi. Contraído no lugar onde foi a residência e também o palco de seu assassinato, o local reconstrói o modo de vida e os últimos passos do maior herói da Índia, até o local onde ele foi morto - impossível não se sentir tocado, ao ver a reconstituição dos últimos passos do maior herói da Índia.

Já, o local onde ele foi cremado, fica em outro ponto da cidade. Nesse local foi erguido um memorial em granito negro, com a chama eterna, em um belo jardim e vale, pena a visita.

 

Raj Ghat é um memorial e local onde se encontram as cinzas de Mahatma Gandhi. Consiste em uma plataforma de mármorenegro, sobre a qual está colocada uma chama eterna. Simboliza o local em que Gandhi foi cremado (Antyesti) em 31 de janeiro de 1948, e abriga também os restos mortais de outros importantes líderes indianos. Está localizado nas margens do rio Yamuna, em Nova Déli, na Índia.

Depois de passarmos o dia desbravando capital da Índia, seguimos para o hotel para descansarmos, porque o dia seguinte prometia. Jaipur, A Cidade Rosa do Rajastão, nos esperava e a viagem iria ser longa. Até lá.

 

Fontes de pesquisas:

Website;

Wikipédia

Livros;

As Melhores Viagem Do Mundo

1000 Lugares Para Conhecer Antes De Morrer

 

Hospedagem

Hotel Shangri-la. Ó café da manhã era incluso. 

 

DICAS


		

Marca de verificação grossa pretaSempre ande com um suprimento de água mineral. Se comprá-lo em Deli, certifique se as garrafas estão lacradas.


		

Marca de verificação grossa preta️ Pechinche com todos os taxistas e combine o preço antes, pois eles não usam taxímetro.

Marca de verificação grossa pretaMOEDA rúpia indiana

Marca de verificação grossa pretaVisto: brasileiros precisam de visto paraENTRAR na Índia

 

Despesa diária para uma ou duas pessoas

US$250-300, incluindo hospedagem, taxas de serviços - aliás eles incluem impostos em todos os serviços, fora a gorjetas que são "obrigatórias", alimentação e deslocamento.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

www.delhitourism.org

 


 

Contato

DuBaiano (11) 98260-7622 Dubaiano@Icloud.com