Amsterdã - Holanda

O Dubaiano esteve em Amsterdã, a cidade dos canais encantados para comerar mais uma primavera, ''aqui eu pude ser e viver o que eu quisesse".


Se tem uma viagem que eu espero o ano inteiro para fazer é a viagem de comemoração do meu aniversário porque desde criança eu sempre sonhei em conhecer o mundo lá fora, só estava esperando as minhas asinhas crescerem para voar e olha, nunca imaginei que mesmo sonhando alto, eu iria voar tão longe - caramba, a minha lista já ultrapassa mais de 40 lugares visitados. Tem presente melhor do que descobrir novas culturas, línguas, cozinhas, pessoas?? Não né? Acho que descobrir o outro é se redescobrir. E lógico, que esse ano não será diferente, e para amenizar a ansiedade o blogueiro aqui irá relembrar a última viagem que eu fiz para comemorar essa data tão especial. O #BdayDubaiano2016 teve dois destinos: O mágico mundo do Mikey Mouse, a Disneylândia e uma das cidades mais românticas e singulares do mundo, Amsterdã.

O encanto dos canais, estupendas tulipas bicicletas estacionadas em suas pontes e pinturas da idade de ouro são algumas das
atrações da capital da Holanda; Geert Mark, historiador e jornalista holandês, afirma que a pobreza salvou o esplêndido centro de Amsterdã da destruição preservando-a "como a bela adormecida de um caixão de vidro". E difícil imaginar que está cidade vibrante tenha corrido o risco de ser embalsamada.     

(Finos detalhes arquitetônicos em tijolos vermelhos)


Aqui barcos de lazer deslizam por seu entrelaçado sistema de canais, e a luz do sol que bate em seus cascos de madeira se reflete em casas opulentas que são o orgulho de negociantes colôniais.Ciclistas portando maletas e buquês perfumados podem ser vistos por todos os lados, passeando pelas ruas de pedra, onde visitantes admiram a elegância de alguma faixada do século 17. A escala não é monumental, mais finos detalhes dão um charme atemporal a esses belos edifícios: uma estatueta, uma empena coroada por uma elaborado cornija, arranjos de flores ou uma inscrição com arabescos entalhadas na pedra.

Dica: Pare para observar as janelas dos dobrados que quando abertas revelam uma estante entalhada ou um lustre de latão - provavelmente a maior demonstração de riqueza que você verá em Amsterdã, caminhe pelo bairro Jordan, repleto de cafés ou ande de bicicleta juntos aos canais ou pare em algum lugar pitoresco, talvez nas Sete Pontes sobre o Reguliersgracth para
apreciar a vista e os seus charmosos carros.


A idade de ouro da Holanda (15-1702), quando o regime liberal permitiu a entrada de exilados religiosos e políticos, gerou não só bolsões de riqueza, mas também arte esplendorosa.

(Mseu Van Gogh)

Outra dica: viste o museu Van Gogh, onde estão as mais valiosas obras-primas do artista, tratado pelos holandeses com verdadeiros tesouros, totalmente acessível ao público.

Curiosidades: Em Amsterdã é possível comprar bolos e
cigarros de maconhas em tabacarias, cafeterias ou bancas de revistas -
experimentar um desses itens é essencial para viver uma experiência completa em
Amsterdã já que esses itens também é uma das atrações turísticas da cidade, mas
lembre-se, não é permitido fumar maconha na rua.



Aproveite, também para visitar a Red Light District, cheia de vitrines com mulheres despidas esperando por clientes/turistas que vão até ali em busca de diversão - SUPER INTERESSANTE.

Pois é, tudo que eu queria de presente no dia do meu aniversário, era me sentir livre, cercado de arte, sem medo de ser o que eu sou e Amsterdã me proporcionou tudo isso.  Mas essa foi só a primeira etapa da viagem em comemoração dos meus 32
anos, a segunda parte foi recheada de muita magia e encanto, lá na Disney. Eu conto tudo para você no próximo post. Clicando aqui.


Paulo Daltro



Fontes de pesquisas

Livros;

As Melhores Viagens Do Mundo

1000 Lugares Para Conhecer Antes De Morrer


Contato

DuBaiano (11) 98260-7622 Dubaiano@Icloud.com