Beco do Batman: a viela mais colorida de São Paulo que virou cartão-postal. 

 

 

Várias metrópoles do mundo têm uma região badalada e alternativa, que lembra uma galeria a céu aberto graças aos seus muros e paredes coloridos. Em Nova York, esse lugar é Williamsburg, no Brooklyn. Em Berlim, o distrito Friedrichshain concentra o agito, com pinturas na fachada dos edifícios e no que sobrou do muro que dividia as duas Alemanhas.

E aqui, mas precisamente em São Paulo, o Beco do Batman é a versão paulistana dessa tendência. Essa galeria de arte a céu aberto fica localizada na Vila Madalena, em uma viela de 170 metros que conecta as ruas Harmonia e Medeiros de Albuquerque. Essa pequena viela começou a ter seus muros grafitados na década de 80. Desde os anos 2000, um grupo de artistas organiza os desenhos e faz um revezamento entre os grafiteiros para garantir a renovação, de tempos em tempos, dos cerca de cinquenta trabalhos exibidos no pedaço.

Ainda assim, demorou um bom tempo até que o lugar deixasse de ser ermo, deserto e escuro, o que gerava problemas como roubo de carros, para se consolidar como novo cartão-postal da metrópole. O Beco do Batman Tem servido até de locações de filmes e comerciais da cidade. Estrangeiros e artistas também tem visitado o espaço, a exemplo do guitarrista dos Rolling Stones, Ronnie Wood. Em fevereiro, durante a turnê brasileira do grupo, ele grafitou nos muros dali a famosa língua que é o logotipo da banda. Segundo a revista Veja São Paulo.

O agito em torno da área ganhou um novo impulso a partir do fim de 2015, quando um time de moradores, liderados pelo professor de física Dirceu Dias de Souza, conseguiu autorização da subprefeitura de Pinheiros para bloquear a Medeiros de Albuquerque aos sábados. Em maio de 207, a viela foi oficialmente fechada pelo poder público municipal com blocos de concreto dos dois lados e recebeu treze postes com lâmpadas de LED. 

Confira algumas das telas de concretos, eleitas pelo #Dubaiano, como as mais belas: 

Galerias de Arte Urbana

Armazém da Cidade, do lado da Galeria Choque Cultural promove feiras culturais, festivais gastronômicos, oficinas e apresentações artísticas, mas a maioria da programação ocorre final de semana, durante a semana, contudo com o espaço fechado, é possível conferir o graffiti do Tom Zé feito pelo Kobra, que fica no portão do espaço. Outra galeria voltada pra arte urbana que vale muito visitar é a Galeria A7MA que fica em frente ao Beco do Batman na rua harmonia, sempre têm exposições interessantes em cartaz. 

(Escadaria do Patápio)

DICA: A melhor maneira que eu achei para finalizar o #RolezinDaora no Beco do Batman foi conferir a Escadaria do Patápio, localizada entre as ruas Patápio Silva e Medeiros de Albuquerque, encostado no Armazém da Cidade. Essa obra de arte em forma de escadaria foi toda revitalizada com 350m² do clássico azulejo branco decorado, o projeto foi realizado pelo Ateliê AZU que usa azulejos decorados para colorir espaços públicos. Show né?

 

Caso você esteja procurando aquelas asas de anjo que são super famosas pra selfie, ela não está exatamente no Beco do Batman, ela está subindo a rua Harmonia na loja Kotton Futon.

 

(Área externa da loja Koton Futon)

 

Diga aí se esse rolezin não é doara? Até a próxima.

 

Paulo Daltro 

 

 

Referências

Wikipedia 
 
Veja SP

Contato

DuBaiano (11) 98260-7622 Dubaiano@Icloud.com