Murano - Italia

A cidade dos vidros venezianos.

Nós aproveitamos que estávamos em Veneza para conhecer mais duas ilhas, onde são fabricados os vidros venezianos e as rendas que um dia já foram as mais procuradas pela Europa. Não poderíamos passar por Veneza e deixar essas duas ilhas de fora do roteiro.  Primeira parada, Murano. Seguimos o conselho da recepcionista do hotel e partimos cedo de Veneza. Ficamos muito curiosos de tanto que ouvimos falar das famosas vidrarias de Murano. A distância é de apenas 1 quilômetro a partir de Veneza. Bem pertinho e ela é uma graça. Pequenina, com apenas 5 mil habitantes e toda conectada por pontes.

Segundo a Wikipédia, Murano ganhou força em 1291 quando o governo determinou que as fábricas de vidro deveriam ser todas transferidas de Veneza para Murano devido ao risco de incêndio. Já que, Veneza era praticamente toda construída de madeira. A partir daí a indústria de vidro soprado cresceu muito e o nome da cidade "Murano" passou a ser sinônimo dos famosos vidros. Murano foi por muito tempo o maior produtor de cristais da Europa.

O que mais valeu a pena em Murano foi uma visita á fábrica de vidro a qual pudemos acompnhar o processo de fabricação artesanal. Visitei a New Murano Gallery, na Calle Vivarini. Lá, os artesãos fazem peças muito bonitas, mas, como são consideradas obras de arte, têm preço condizente com a fama do artista. Além disso, caminhe pelas ilhotas, atravesse as pontes, conheça as igrejas de Santa Maria, São Donato, São Pedro e o Museu do Cristal.

(Fonte: Viajar Pelo Mundo)

Uma manhã foi o suficiente para conhecer a ilha, a fábrica e todo o processo de produção, a grande estrela da cidade. Então, pegamos o barco e fomos até a ilha de Burano.

Continua no post sobre Burano...

Fonte: https://www.viajarpelomundo.com

Entre várias pesquisas que eu fiz antes de partimos para Murano e Burano, foi no Blog Viajar pelo Mundo que eu peguei as melhores dicas.