Sheikh Zayed Grand Mosque.

07/09/2016 19:33

 

Um tour por dentro do símbolo da arquitetura islâmica localizado na capital dos Emirados Árabes, a grande Mesquita Sheikh Zayed.

O Dubaiano visitou a imponente mesquita de mármore de Abu Dhabi, decorada com ouro e cristais. 

Essa majestosa arquitetura islâmica impressiona de tanta beleza. Suas reluzentes 80 cúpulas brancas e seus 4 minaretes podem ser vislumbradas já na entrada de Abu Dhabi. Seus amplos pátios e mais de mil colunas são cobertos de mármore branco.

A mesquita de Abu Dhabi foi inaugurada em 2007, foi lançado pelo falecido presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, que queria estabelecer uma estrutura que uniria a diversidade cultural do mundo islâmico com os valores históricos e modernos da arquitectura e arte, segundo a Wikipedia. O seu lugar de descanso final está localizado no terreno ao lado da mesma mesquita. A mesquita foi construída a partir de 1996 a 2007. É a maior mesquita nos Emirados Árabes Unidos com capacidade para acomodar 40,000 fiéis. 

As medidas complexas de construção cerca de 290 m (960 pés) por 420 m (1.380 pés), cobrindo uma área de mais de 12 hectares (30 acres), exclusivo de paisagismo exterior e estacionamento de veículos. Materiais nobres como mármore da Macedônia, ouro de 24 quilates e cristais de Murano podem ser vistos por toda parte. Logo na entrada da mesquita somos convidados a vestir uma roupa local, porque eu estava trajado de bermuda jeans. 

(Paseando por entre as colunas)

A iluminação reflete as fases da lua. O efeito e conseguido graças as 22 torres que projetam nuvens suaves de cores cinza nas superfícies brancas, reproduzindo o estágio da lua naquele momento.

O pátio tem mais de mil colunas, adornadas por mosaicos coloridos e arrematadas por detalhes dourados no topo. Os superlativos se estendem ao valor gasto na construção: o equivalente a R$ 1,5 bilhão.

Antes de entrar na Mesquita, fui convidado a retirar os sapatos. 

 As paredes e o teto têm versos do Corão escritos em três tipos de caligrafia arábe por artistas de vários lugares do mundo, supervisionados por calígrafos dos Emirados, da Síria e da Jordânia.

O tapete persa, considerado o maior do mundo, foi confeccionado durante um ano por 1.200 mulheres iranianas, medindo 5,627 m2 e pesando 47 toneladas. É de deixar qualquer um de queixo caído.

Os mosaicos florais, que quebram o branco do solo e das colunas, foram feitos por artesãos italianos. Simplesmente perfeito.

(Alcorões disponibilizados para o fies)

A visita a Mesquita do Sheikh Zayed é uma grande oportunidade para conhecer como os muçulmanos praticam a sua religiosidade. Definitivamente é um dos pontos altos de um roteiro de viagem a Abu Dhabi.

 

Paulo Daltro.

 

 

 

Dicas


Marca de verificação grossa pretaUse roupas discretas

Marca de verificação grossa preta Só é permitida a entrada de mulher que estejam trajando vestidos ou longas capas e véus que ficam disponibilizados na entrada.

Marca de verificação grossa pretaSó é permitida a entrada de homens que estejam trajando calça Jens ou uma bermuda cobrindo os joelhos.

 

 

 

Mais informações no site oficial da autoridade de Turismo de Abu Dhabi:

 

www.szgmc.ae

(A Mesquita Sheikh Zayed, por ser um grande monumento da arquitetura, conta com um site especial.) 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato

DuBaiano (11) 98260-7622 Dubaiano@Icloud.com