A Cidade dos Canais

22/06/2016 19:44

Um esplêndido café no Caffe Floriano - e o mais caro que eu já paguei na vida - na praça de São Marcos, a visita à Basílica de São Marco, o passeio de gôndola no Grande Canal, o vidro veneziano e um beijo sobre a ponte dos suspiros, marcaram a #LuaDeMelDubaiano2016 em Veneza.

Como todos nós sabemos, a lua de mel é o período de celebração entre duas pessoas que decidiram unir seus mundos. É na lua de mel, que os casais costumam comemorar não só a recém união, mas também os seus longos anos juntinhos, com grandes viagens. Durante essa jornada eles costumam fazer reflexões sobre a trajetória romântica, relembrando os momentos mais marcantes. É também durante essa jornada que os casais se reencontram, não só na esfera conjugal, mas também sexual e romântica. Por esse motivo decidimos que todos os anos iríamos escolher um destino diferente para reviver esse encontro sem os obstáculos impostos pelo cotidiano, afinal de contas essa será mais uma experiência que irá entrar para coleção de grandes recordações de um casal. No ano anterior nós fomos à Paris. Foi simplesmente mágico e confesso; eu acreditava que nenhum outro lugar iria superar essa viagem até conhecermos Veneza, o destino da vez. Escolhemos a cidade dos canais porque uma vez eu li o seguinte trecho em um livro que dizia "Veneza é uma das cidades mais românticas e singulares do mundo. Independentemente de quantas pinturas e fotos dela você tenha visto, Veneza conseguirá, ainda, ser mais fascinante". E não é que é verdade? Bom, sejam bem-vindos a #LuDeMelDubaiano2016.

Os reflexos dos palácios góticos e renascentistas nas águas do Grande Canal parecem perfeita de mais para serem reais e a Praça de São Marcos, que Napoleão chamava de "a mais fina sala de visitas da Europa" tem simetria estilizado de um cenário de filme. E foi como em um filme romântico que eu me sentir. Lugar mais encantador para um casal passar uma lua de mel, definitivamente, acredito que não há – superou Pais.

Construída sobre a água e afundamento lentamente no mar, Veneza há séculos inspira artistas, poetas e cineastas, além de exercer um poder insidioso sobre todos que a conhecem.

Curiosidades: O diminutivo de Veneza deu ainda lugar à designação da Venezuela, que significa "pequena Veneza".

Logo que aportamos em Veneza, já foi possível sentir a energia dessa cidade e a sua atmosfera romântica. Mesmo depois de seis horas de voo, meia hora de carro e uma hora de metrô aquático, foi inevitável ficar no hotel. Fomos seduzidos por essa cidade e logo veio a necessidade de contempla-la acompanhados de um bom vinho enquanto o sol se punha, em um restaurante, de frente para o grande canal e do lado da Ponte dos Suspiros (Ponte dei Sospiri). Obvio que logo veio a curiosidade em conhecê-la porque essa é uma das pontes mais importantes de Veneza.

Ela é feita de rocha calcária branca e janelas com barras de pedra. A Ponte dos Suspiros passa sobre o Rio di Palazzo e conecta a "nova prisão" (Prigioni Nuove) para as salas de interrogatório no Palácio Ducal. Ela foi desenhada no estilo barroco e foi feita no início do século XVII pelo arquiteto Antonio Contin. A ponte funcionava como uma transição para os detentos das prisões para as instalações e para julgamentos.

O nome da ponte foi dado por Lord Byron no século XIX inspirado pela ideia de que, na época da República de Veneza, os prisioneiros ao atravessá-la suspiravam sabendo que viam pela última vez o mundo exterior. O fato é que uma vez condenado no Palácio dos Doges você não saía com vida. A ponte inspirou diversos países a fazerem pontes fachadas com o mesmo nome, como em Cambridge e em Oxford, na Inglaterra e em tantos outros lugares. Logo depois seguimos para o hotel, novamente - o hotel o qual ficamos hospedados está localizado a menos de dez metros da praça São Marcos. E assim terminou o nosso primeiro dia em Veneza.

No dia seguinte acordamos cedinho para conhecer a tão famosa Praça de São Marcos. Segundo a Wikipédia, A Piazza San Marco (Praça de São Marcos), a atração principal de Veneza e lugar de encanto único. Uma das mais importantes praças italianas, de renome em todo o mundo por sua beleza e integridade arquitetônica.

A praça é adornada com atrações imperdíveis de Veneza, como a Basílica de São Marcos, o Palazzo Ducale ou Palácio dos Doges, a Torre do Campanário (a torre original do século XII desmoronou em 1902 e foi reconstruída fielmente ao original), a Torre dell’Orologio, o Museu Correr, a Biblioteca Marciana e o Café Florian.

Curiosidades: Essa é a única área urbana de Veneza que de fato leva o nome de praça. Todos os outros espaços além de menores levam a designação de campi (campos).

Situada no coração da cidade, a Piazza San Marco é um símbolo da República de Veneza e foi palco de muitos dos principais acontecimentos na rica história de Veneza. Aqui ocorreram incontáveis cortejos, procissões e encontros políticos. Aqui também podemos encontrar alguns cafés com mesinhas ao ar livre, música ao vivo e onde acontece o Carnaval. Rodeada também pela Torre do Relógio, Palazzo Ducale, Campanile, Biblioteca MarcianaCafé Florian, o Museu Correr entre outras atrações. A vista do alto do Campanile é deslumbrante. Logo ao lado da praça, a belíssima Ponte dos Suspiros é sempre uma festa para os olhos!

Essa é a Basílica di San Marco, uma das construções mais grandiosas da Europa. A Basílica tem arquitetura bizantina e foi construída para abrigar o corpo de San Marco. Os lendários mosaicos no piso e paredes são belíssimos, além disso, a basílica guarda outros tesouros como os famosos Cavalos de São Marcos, também conhecidos como os Cavalos de bronze de Constantino, quatro estátuas feitas em bronze no século IV a.C., e atribuídas ao escultor grego Lisipo. Imperdível!

Mas antes de começar o tour pela praça e conhecer as suas atrações turísticas, nós tomamos um café da manhã no lugar mais famoso de Veneza. Se tomar um bom café na Itália é uma experiência única, o que dizer de degustar a bebida em uma das cafeterias mais antigas do mundo? O Café Florian (Caffè Florian) fica na Piazza San Marco e foi inaugurado em 1720. É a mais antiga casa de café em funcionamento contínuo da Europa (o Antico Caffè Greco de Roma, por exemplo, foi fundado em 1760).

Veneza fica no nordeste da Itália e está situado sobre um grupo de 117 pequenas ilhas separadas por canais e ligadas por pontes. Ela está localizada na pantanosa Lagoa de Veneza, que se estende ao longo da costa entre as bocas dos rios Po e Piave. Depois do programa turístico, no decidimos viver experiências românticas.

A tarde nós decidimos contemplar a cidade de um outro ponto de vista: da prospectiva de quem está navegando pelos canais dentro de uma gôndola. Passear de gôndola com a pessoa amada é como virar uma taça de vinho tinto de uma só vez. Ficamos embriagados com tanta beleza e com algumas taxas de vinhos. Vale muito a pena fazer esse passeio. Enquanto passeamos o gondoleiro, gentilmente ia narrando a história da cidade. Entre uma delas está a lenda, que diz que aos amantes será concedido amor eterno e felicidade aos casais que se beijarem em uma gôndola ao pôr do sol sob a Ponte dos Suspiros com os sinos do Campanile di San Marco tocando. Esta lenda serviu de enredo para o filme A Little Romance, com Laurence Olivier.

Outra dica que eu daria seria essa: permita-se perder pela cidade com o seu amado (a). Veneza está situado sobre um grupo de 117 pequenas ilhas separadas por vários canais e ligadas por inúmeras pontes e a arte de ser perder, com aquele que você ama, pode te propor fascinante surpresas, risos bobos e olhares românticos.

À noite, fomos jantar em um restaurante, super romântico à beira do Grande Canal e mais uma vez passamos pela praça é mais uma vez a contemplamos e ao entardecer ela consegue ser, ainda, mais linda.

No caminho para o restaurante, passamos mais uma vez na frente da Basílica, então aproveitamos para renovar os votos em frente a esse ícone veneziano é claro agradecer a Deus por nossa união.

Uma vez eu ouvir dizer que quem vem a Veneza nunca deixará de levar algo muito valioso. Eu achava essa frase um tanto "clichê", mas devo confessar. Essa é a mais pura verdade; a preciosidade que eu levo de Veneza é a certeza de um amor para a vida inteira. Um brinde ao nosso amor, meu amor. No dia seguinte nós fomos conhecer Murano e Burano. Continua no próximo post.